
Você trabalhador e trabalhadora sabia que as empresas têm a obrigação de seguir normas específicas para garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro?
As Normas Regulamentadoras (NRs) são um conjunto de regras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que têm como objetivo garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores em diversos tipos de ambientes laborais. Algumas dessas normas estão diretamente relacionadas à saúde do trabalhador, tratando de questões como prevenção de doenças ocupacionais, controle de riscos e condições de trabalho adequadas.
No ano de 2024, mais de 3,5 milhões de trabalhadores receberam benefícios por incapacidade temporária do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). Esse alto número é um reflexo de como a prevenção ainda precisa ser mais eficaz e como é essencial que as empresas e empregados estejam atentos à implementação e ao cumprimento das normas de segurança no ambiente de trabalho.
Entre os principais motivos de afastamento dos trabalhadores, destacam-se problemas relacionados à dor na coluna (205,1 mil casos), hérnia de disco (172,4 mil) e fraturas na perna (147,6 mil). No entanto, um dado alarmante revelou a crescente necessidade de atenção à saúde mental no ambiente de trabalho: os transtornos de ansiedade e episódios depressivos aumentaram 67% em comparação com o ano anterior.
Esse aumento evidencia a importância de um olhar mais atento para a saúde mental dos trabalhadores, com ações preventivas e suporte adequado para lidar com o impacto psicológico do ambiente de trabalho.
A aplicação correta das NRs contribui para ambientes de trabalho mais seguros e para a preservação da saúde e bem-estar dos trabalhadores.
Fonte: Sinposba com informações e dados do Sindicato dos Bancários da Bahia