O Ginásio dos Bancários, nos Aflitos (Salvador), recebeu, neste sábado (27), mais de mil pessoas na plenária do mandato do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB). Oriundo do movimento estudantil, o sindicalista, que é presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, se tornou um dos principais políticos da capital baiana, com um dos mandatos mais destacados da oposição. O ato contou com a presença de lideranças comunitárias, estudantis, movimentos sociais e diretores do Sinposba também prestigiaram o evento.
Na abertura, Augusto fez um balanço do mandato, destacando o trabalho como ouvidor-geral da Câmara Municipal. “Temos ouvido as demandas de vários segmentos da cidade e dado voz à população, além de encaminhar suas demandas junto aos órgãos e secretarias municipais. Também travamos uma luta pelo IPTU justo, contra o descaso do atual prefeito que insiste em não resolver o problema das distorções tributárias que existem”, afirmou.
O parlamentar também falou da atuação com a classe trabalhadora. “Por nossa origem nas lutas sociais, colocamos nosso mandato em defesa dos servidores públicos e de várias categorias do setor privado Esse mandato é da classe trabalhadora e construído coletivamente com muitas pessoas. Essa plenária é mais uma marca nossa, de transparência e democracia ao reunir as pessoas e ouvir o que elas pensam do nosso trabalho para que a gente represente bem os seus anseios”, enfatizou.
Presente no ato, a presidenta da CTB Bahia ressaltou o papel importante de Augusto e dos sindicalistas quando assumem tarefas na área política. “Dão visibilidade às ideias que defendem junto aos trabalhadores e às trabalhadoras, e que ajudaram a construir suas trajetórias. Levam para a política a experiência rica do movimento sindical. Augusto tem uma trajetória de lutas que qualifica sua ação parlamentar e seu compromisso com a classe trabalhadora, a juventude, a cultura, o esporte e outros segmentos”, pontuou.
Rosa lembrou que a CTB definiu nacionalmente dar protagonismo às lideranças sindicais nas eleições desse ano. “Estaremos apoiando e ajudando candidaturas oriundas do sindicalismo. Vamos realizar um encontro com sindicalistas que serão candidatos e candidatas em outubro para organizar as iniciativas”, destacou.
QUADRO PREPARADO
Os deputados federais Daniel Almeida e Alice Portugal, e a deputada estadual Olívia Santana, todos do PCdoB, ressaltaram o preparo de Augusto na condução do mandato e na implantação das políticas do partido. Os parlamentares destacaram a rica relação dos seus mandatos com o vereador na cidade e que as câmara municipais precisam de vereadores com esse perfil amplo e firme.
Presidente do PCdoB na Bahia, Geraldo Galindo falou da capacidade política do vereador. “É, sem dúvida, um dos quadros mais preparados que o partido produziu, a partir das lutas políticas em Salvador. Seu mandato é respeitado e reconhecido na cidade, por tudo que desenvolve na Câmara Municipal, orgulhando o partido”, disse.
A secretária de Promoção da Igualdade Racial do governo estadual, Ângela Guimarães, destacou que o mandato de Augusto tem contribuído para a implementação de várias políticas da secretaria em Salvador. Segundo o presidente do PCdoB da capital, Jurandir Júnior, “o objetivo do partido dentro da Federação, em outubro, é manter os dois atuais mandatos, de Augusto e de Hélio Ferreira, e tentar ampliar para mais cadeiras”.
RECONHECIMENTO
Presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto ressaltou a relação com o colega na categoria. “Ele era sócio de um escritório de advocacia de sucesso, mas como funcionário da Caixa Econômica decidiu abraçar a luta dos bancários e das bancárias. Quando iniciou no movimento sindical, Augusto sempre mostrou essa capacidade política, que o fez ser um grande vereador em Salvador”, afirmou.
A dirigente da Associação Mães Autismo, Marleide Nogueira (mãe do campeão mundial de Jiu-Jitsu, Igor Nogueira), agradeceu o apoio de Augusto à luta de várias mães em Salvador. “É muito gratificante ter um vereador que abraça causas como as de pessoas especiais. Nós, que temos filhos autistas ou com algum tipo de deficiência, temos que nos esforçar e nos dedicar para que eles tenham uma vida social bacana e para que os poderes públicos garantam políticas inclusivas. Na Câmara de Salvador, Augusto tem nos ajudado nisso. É por isso, que estamos caminhando ao lado dele”, disse emocionada.
www.ctbbahia.org.br