Todo mundo quer trabalhar e depois de anos de dedicação ter o merecido descanso. Passar o tempo curtindo mais a família, viajar e quem sabe fazer o curso que tanto queria e não pode por conta do dia a dia corrido. Enfim, a aposentadoria é uma das fases mais aguardadas da vida.
No entanto, o ritmo atual de vida, também impõe grandes desafios e o Dia Nacional dos Aposentados, celebrado nesta quarta-feira, 24 de janeiro, é uma excelente oportunidade para refletir sobre políticas públicas necessárias o grupo.
O Brasil possui cerca de 37 milhões de aposentados e pensionistas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O total de pessoas com 65 anos ou mais no país chegou a 10,9% da população, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Esta fase da vida deveria ser para colher os frutos depois de anos de trabalho. Mas, os aposentados ainda enfrentam dificuldades em uma sociedade extremamente preconceituosa, que supervaloriza o novo. Os casos de idosos maltratados, desrespeitados e que chegam a sofrer violência física são inúmeros.
O último levantamento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos revelou aumento de 38% nas denúncias somente no primeiro semestre de 2023. Foram mais de 65 mil queixas, com crescimento em todos os estados do país.
www.bancariosbahia.org.br