Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ sexta-feira, novembro 22, 2024
Notícias

Ato no Congresso Nacional neste 8 de janeiro marca resgate da democracia no País

412views

Evento contará com a presença de Lula e demais presidentes dos poderes da República, bem como dos comandantes militares

A sede do Congresso Nacional, uma das instituições republicanas depredada pela ação dos vândalos golpistas em 2023, sediará, no próximo dia 8 de janeiro (segunda-feira), data que marca um ano da invasão dos prédios dos Três Poderes, um ato político intitulado “Democracia Inabalável”.

O evento contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, bem como dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, como também do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luis Roberto Barroso, e do Superior Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes.

Os comandantes militares das três forças (Exército, Marinha e Aeronáutica) também confirmaram a presença por se tratar de um ato em defesa institucional da democracia. A governadora Fátima Bezerra (RN) falará em nome dos chefes de executivos estaduais.

O ato, sugerido pelo próprio presidente Lula, pretende reiterar a importância da democracia para a sociedade brasileira, bem como restituir ao patrimônio público, simbolicamente, valores que foram depredados durante a invasão perpetrada pelos golpistas.

A previsão é de que 500 convidados compareçam à cerimônia, entre as quais o vice-presidente Geraldo Alckmin, a ex-ministra Rosa Weber, que presidida o STF à época, os presidentes dos tribunais superiores, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, governadores, ministros de estado, secretários executivos dos ministérios e presidentes de estatais. Marcarão presença, também, representantes das organizações da sociedade civil como Aline Sousa. Integrante do Movimento Catadores do Distrito Federal, ela entregou a faixa presidencial a Lula durante sua posse em 2023.

ROTEIRO DO EVENTO

O Hino Nacional abrirá o ato e será entoado pela atual ministra da Cultura, Margareth Menezes, e, na sequência, falarão os presidentes dos Três Poderes da República.

Haverá, ainda, ao término do evento, no Salão Nobre do Senado, com a presença das autoridades, a reintegração simbólica ao patrimônio público de uma tapeçaria de Burle Marx e de uma réplica da Constituição Federal de 1988.

A obra de Burle Marx foi criada em 1973 e vandalizada durante a invasão do Palácio do Congresso Nacional em 8 de janeiro. Após minucioso trabalho de restauração, a tapeçaria voltou ao patrimônio do Senado. Já a réplica da Constituição foi recuperada, sem qualquer dano, após ter sido furtada da sede do Supremo, também no dia 8 de janeiro.

www.horadopovo.comm.br/com informações da Agência Senado

Deixe uma resposta