As vítimas podem bloquear o aparelho celular, a linha telefônica e os aplicativos bancários de forma facilitada. Basta acessar a ferramenta pela internet ou baixar o aplicativo, disponível para download no Android e iOS. Em seguida, fazer o registro com a conta do gov.br e inserir os dados do celular e uma pessoa de confiança.
Como o Brasil registra uma média de dois mil celulares furtados ou roubados por dia, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou o site e o aplicativo Celular Seguro para combater os crimes deste tipo em todo o país.
No caso do roubo ou furto, a pessoa responsável ou de confiança deve acionar o bloqueio pelo computador. Após a notificação, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) bancos e operadoras fazem a trava imediata das funções.
Em 2022, o país registrou um total de 999.223 ocorrências de celulares roubados ou furtados, alta de 16,6% em comparação ao ano anterior. Entre os estados de maiores índices, São Paulo e Salvador, com 346.518 e 83.433 casos, respectivamente.
www.bancariosbahia.org.br