Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ sexta-feira, novembro 22, 2024
Destaques

Campanha Salarial – Reajuste é 7% e 5,3% aplicados nos pisos e ajuda alimentação é de R$420,00

2.47Kviews

Conheça o Jornal do Sinposba 149 – outubro 2023

Foi uma Campanha longa e em um cenário político desfavorável diante da reforma trabalhista, que retirou direitos dos trabalhadores. Não foi fácil chegar a um acordo diante do desgaste entre os dois sindicatos e a intransigência patronal para se assinar uma nova CCT, após três anos; mas conseguimos, diante do possível.

Foram meses de reuniões e contamos com a mediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho – SRTE, que destravou os debates e viabilizou as negociações.

Para a Diretoria do Sinposba não foi o esperado; mas se conseguiu um avanço positivo na pauta acordada, como na cláusula do piso salarial, reajuste com duas faixas de piso – 7% aplicado no piso de funcionários de lojas de conveniências, vigia, servente, lavador e enxugador e reajuste de 5,3% aplicado aos demais pisos e todas as funções com piso não estabelecido; Reconhecimento da data-base em 1º de maio, com pagamento do retroativo, do salário e ajuda alimentação, em até 02 parcelas; Aumento do valor da ajuda alimentação no valor de R$420,00 com pagamento em até o 5º dia útil do mês; Feriados, redução de 30 para 15 dias a compensação, caso seja concedida a folga compensatória ou o pagamento de 100%. A CCT assinada tem a  vigência de 02 anos; na Campanha de 2024 serão discutidas as cláusulas econômicas.

Domingos

Infelizmente não conseguimos avançar na cláusula do pagamento do domingo trabalhado; foram vários esforços para alcançarmos o objetivo, mas os péssimos patrões não reconhecem e não valorizam o serviço prestado aos domingos; o Sinposba irá fiscalizar a partir da legislação que trata desse trabalho. Organização da escala de revezamento aos domingos, permitindo pelo menos uma folga dominical por mês; Garantir que as folgas sejam cumpridas, evitando a jornada de 7 dias seguidos de trabalho; quando permitir as jornadas maiores realizar o pagamento dobrado referente ao domingo trabalhado.

Quem trabalha aos domingos deve seguir a mesma carga horária prevista para a semana.O trabalho aos domingos pode ser um fator relevante para muitas empresas, mas é muito importante também pensar na qualidade de vida para os colaboradores, evitando jornadas consecutivas e longas. Acredita-se que esse seja o dia ideal para o descanso, pois poderá haver mais contato com familiares e amigos, provendo assim o descanso físico e mental do colaborador.

Mobilização

Na opinião da Diretoria do Sinposba, foi uma campanha com paralisações, protestos, atos nos locais de trabalho, no entanto, a mobilização poderia ser maior nas assembleias e atividades, fortalecendo, ainda mais, a entidade nas negociações porque a mobilização e a organização sindical , influenciam o clima das mesas de negociação.

Assinada a CCT 2023/2025 agora é trabalhar e fiscalizar para que os postos cumpram essas cláusulas, já que muitos continuam a desrespeitar nossos direitos. Precisamos nos fortalecer para enfrentar e combater as irregularidades nos locais de trabalho.

Palavra do presidente  – Consciência de Classe

 Já falamos da mobilização que garante o fortalecimento nas negociação entre os sindicatos no entanto, é preciso que nossa categoria aumente sua consciência de classe e sua valorização enquanto força de trabalho.

Não basta só cobrar atuação da Diretoria do Sindicato é necessário entender que cada um de nós é responsável pela luta; e que do outro lado estão os patrões que só pensam em lucros e que não respeitam e não valorizam nosso trabalho. O sindicato é cada um em seu local de trabalho e a união sempre fez a força!

Antonio José dos Santos

Presidente do Sinposba

CONHEÇA A TABELA DE VALORES

Tabela Oficial

 

Deixe uma resposta