Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ sexta-feira, novembro 22, 2024
Destaques

5 de Outubro – Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno

671views

O benzeno mata! e o retorno da Comissão salva vidas!

É necessário que os trabalhadores sensibilizem o poder público e os empresários para o RETORNO da CNPBz e, mais do que isso, para que estes tomem medidas concretas e urgentes para esta situação que faz a diferença na preservação da saúde e de muitas vidas. Quem sofre e/ou morre com o BENZENISMO são os trabalhador@s.

Neste dia 05 de OUTUBRO é celebrado o Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno. A Data, desde que foi criada, tem sido um importante momento para mobilizar e refletir sobre o mal que o produto causa aos trabalhadores que tem o Benzeno na sua rotina de trabalho e para o qual NÃO EXISTE LIMITE DE EXPOSIÇÃO SEGURA.

Neste ano, a Data também se constitui numa oportunidade de reforçar a lutaque vem sendo travada pelos Sindicatos e Centrais Sindicais, com objetivo de reinstalar a importante e necessária Comissão Nacional Permanente do Benzeno – e as respectivas Comissões CNPBz Estaduais – CEBz no Brasil inteiro, que, infelizmente, foram aniquiladas sumariamente pelo governo federal anterior a pedido de alguns “empresários” da Indústria que,através da Portaria 976 de agosto de 2019, sem nenhum critério técnico em relação à prevenção à saúde dos trabalhadores, simplesmente extinguiu a CNPBz e as CEBz.

Os Sindicatos nunca concordaram e se aquietaram com esta medida insana e se mantiveram organizados, porém, sem nenhum espaço de debate junto ao anterior governo autocrático. Diferentemente do governo anterior, o atual, sensível a questões que envolvem a Classe Trabalhadora, abriu debate sobre a questão de saúde dos trabalhadores em relação às exposições ao Benzeno e, em maio/2023, um primeiro movimento deste coletivo de sindicatos foi a formulação da Carta pela reinstalação da CNPBz ao Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, entregue em mãos pelos Deputados Miguel Rossetto e Elvino Bohn Gass.

Após esta ação sindical, os sindicatos continuaram mobilizados e debatendo medidas pela reinstalação da CNPBz com os entes públicos. Outro movimento importante foi a reunião com o Superintendente regional do Trabalho Emprego no RS, Claudir Nespolo e os Auditores Fiscais do Trabalho. Nestes encontros, os sindicalistas colocaram o tema, apresentaram as consequências do Benzeno na saúde dos trabalhadores, a forma unilateral como a Comissão foi extinta e solicitaram apoio para a reinstalação deste importante instrumento PREVENTIVO para salvar vidas e preservar a saúde.

A ORIGEM DO 05 DE OUTUBRO –  ROBERTO KAPRA, PRESENTE!

O Dia 05 de Outubro foi definido como um DIA DE LUTA e CONSCIENTIZAÇÃO sobre o Benzeno porque foi nessa triste data, em 2004, que faleceu o trabalhador petroleiro Roberto Viegas Kapra, Técnico de Operações da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), onde trabalhou por onze anos. O trabalhador tinha apenas 36 anos e faleceu 22 dias após os primeiros sintomas da doença. Ele foi vítima de leucemia mieloide aguda, doença ligada à EXPOSIÇÃO ao BENZENO, deixando esposa e dois filhos.

A Petrobras somente reconheceu o NEXO CAUSAL, após anos de processo na justiça. Por isso, o dia 05 de OUTUBRO passou a agregar protestos e homenagens a todos que perderam suas vidas expostos de maneira aguda ou crônica ao cancerígeno Benzeno, principalmente ao trabalhador Kapra.

Por isso é importantíssimo neste Dia de Luta conscientizar todos os trabalhadores a conhecerem os programas de higiene ocupacional relativos ao Benzeno como o Programa de Prevenção de Exposição Ocupacional ao Benzeno (PPEOB) que é uma obrigação de todas as empresas; estarem também alerta ao seu Atestado de Saúde

Ocupacional (ASO) e comunicarem ao Cipistas do Grupo de Trabalhadores do Benzeno (GTB) ou a um Sindicalista qualquer anormalidade de exposição do cancerígeno Benzeno no seu ambiente de trabalho.

Informativo 5 de outubro - nacional - Petroleiros Santos

Deixe uma resposta