Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ sexta-feira, novembro 22, 2024
Notícias

Ultraprocessados são alimentos mortais

439views

Especialistas apontaram os 10 alimentos mais perigosos consumidos diariamente. Refrigerantes, batata frita, carnes processadas, sorvete, biscoitos recheados, churros recheados, cachorro-quente, margarina, salgadinhos de pacote e macarrão instantâneo são aparentemente inofensivos, mas podem causar danos sérios à saúde.

A alimentação saudável é essencial à vida. Porém, a complexidade atual é resultado da estruturação do sistema produtivo de alimentos no modo capitalista, que transforma arroz, milho, café, feijão, soja, cacau, carnes e sucos de frutas em meros produtos de exportação.

Neste cenário, os alimentos ultraprocessados se tornaram presença constante na dieta brasileira. Especialistas apontaram os 10 alimentos mais perigosos consumidos diariamente. Refrigerantes, batata frita, carnes processadas, sorvete, biscoitos recheados, churros recheados, cachorro-quente, margarina, salgadinhos de pacote e macarrão instantâneo são aparentemente inofensivos, mas podem causar danos sérios à saúde.

O consumo está associado a diversas doenças. Estudo realizado pela USP (Universidade de São Paulo), Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) revelou que os ultraprocessados são responsáveis por 57 mil mortes prematuras anualmente no Brasil, afetando pessoas entre 30 e 69 anos.

A pesquisa também apontou que uma redução de 10% a 50% no consumo dos produtos nocivos poderia evitar de 5.900 a 29.300 mortes a cada ano. Portanto, repensar a alimentação qualidade como direito e reduzir a ingestão desses alimentos são fundamentais para uma vida mais saudável e longa.

www.bancariosbahia.org.br

Deixe uma resposta