De volta às discussões globais, o Brasil se destaca no processo de transição energética para reduzir as emissões de carbono. Resultado de experiências acumuladas em energias renováveis há 40 anos. Junto com os Estados Unidos e a Índia, o país é um dos principais produtores de biocombustíveis do mundo.
O tema foi destaque no lançamento da Aliança Global para Biocombustíveis, à margem da Cúpula do G20, que contou com a participação do presidente Lula. O fomento da produção sustentável e o uso de biocombustíveis estiveram no centro das discussões do evento, que foi resultado do programa nacional indiano de biocombustíveis, o qual inclui a próxima adoção de 20% de mistura de etanol na gasolina à fabricação de automóveis flex.
Para que o mundo alcance emissões líquidas zero até 2050, a produção global de biocombustíveis sustentáveis precisa triplicar até 2030. Inclusive, os biocombustíveis líquidos forneceram mais de 4% do total de energia para os transportes em 2022, segundo dados da Agência Internacional de Energia.
www.bancariosbahia.org.br