O novo governo de Lula tem desempenhado um papel crucial na melhoria do cenário econômico do Brasil, evidenciado pelo impacto positivo nas vendas do comércio varejista
A queda na inflação, aliada às políticas públicas implementadas, resultaram em aumento de 5,1% nas vendas do comércio varejista na comparação ao mesmo período de 2022, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A estimativa de crescimento das vendas do varejo em 2,8% em 2023, com a expectativa da confiança do consumidor atingir a média mais alta desde 2014, reflete a eficácia das medidas adotadas pelo governo.
Além disto, houve redução de 0,7% no índice de preços do varejo ante o segundo semestre de 2022. Destaca-se também o controle da inflação dos alimentos, que diminuiu de 12,3%, em janeiro, para 2,9% em junho.
Outro indicador é a melhora na confiança dos consumidores, que teve alta de 9 pontos desde janeiro até junho deste ano. O crescimento impulsionou o índice de confiança para o patamar de 94,8 pontos, atingindo o maior nível desde janeiro de 2019.
www.bancariosbahia.org.br