A história da Bahia é marcada por muitas lutas. Uma das mais importantes é o 2 de Julho, que a Independência. Neste ano do bicentenário, as comemorações têm um gosto especial. A Bahia foi fundamental para a vitória da democracia social
A história da Bahia é marcada por muitas lutas. Uma das mais importantes é o 2 de Julho – data magna do Estado, que celebra a Independência da Bahia, em 1823. Uma batalha empreendida pelo povo e que verdadeiramente libertou o Brasil de Portugal.
Neste ano do bicentenário, as comemorações têm um gosto especial. A Bahia foi fundamental para a vitória da democracia social nas eleições presidenciais de 2022, ao eleger Lula presidente e impor uma derrota ao neofascismo da extrema direita, que, em quatro anos, sob o comando de Bolsonaro, incentivou a intolerância, violou a Constituição e fez disparar a violência, a fome e a miséria no país.
Mas, assim como a Independência da Bahia, que empreendeu muitas batalhas contra a opressão dos portugueses, a luta contra o neofascismo não terminou. Boa parte do Congresso Nacional é de extrema direita e trabalha contra o povo brasileiro. Constantemente tenta aprovar projetos que causam prejuízos à nação.
É o caso da proposta aprovada pela Câmara dos Deputados em maio que facilita o desmatamento. Tem ainda a tentativa de boicote do Banco Central à retomada do crescimento, ao manter a taxa básica de juros em 13,75% ao ano, dificultando a geração de emprego e renda.
www.bancariosbahia.org.br