Cerca de 40% dos 3.330 trabalhadores que passaram pela experiência se dizem menos estressados, aponta pesquisa da ONG 4 Day Week Global . A tendência é a prática expandir
A experiência recente de algumas empresas que adotaram a semana de trabalho de quatro dias tem resultado positivo, tanto para os trabalhadores quanto para as organizações.
Cerca de 40% dos 3.330 trabalhadores que passaram pela experiência se disseram menos estressados. Para 70% dos profissionais com histórico de síndrome de Burnout, a sensação era de mais bem-estar. Os dados são da ONG britânica 4 Day Week Global.
Embora a adoção da semana de trabalho com quatro dias seja mais comum entre as startups brasileiras, a tendência é expandir para outras empresas. É importante salientar que diminuir a jornada sem reduzir salário é uma possibilidade prevista na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
No entanto, o sistema capitalista muitas vezes prioriza o lucro em detrimento do bem-estar dos indivíduos. A troca desigual precisa ser repensada, incentivando práticas que valorizem o equilíbrio entre trabalho e descanso.
www.bancariosbahia.org.br