Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ sexta-feira, novembro 1, 2024
Notícias

Taxa básica de juros alta dificulta o crescimento do Brasil

285views

A Selic, mantida pelo Banco Central em 13,75% ao ano, gera inúmeros prejuízos ao país. Somente os bancos, que possuem quase 30% dos títulos públicos federais, e os rentistas, que especulam no sistema financeiro, ganham

A taxa básica de juros elevada só favorece os bancos, que possuem quase 30% dos títulos públicos federais, e os rentistas, que especulam no sistema financeiro. A Selic, mantida pelo Banco Central em 13,75% ao ano, gera inúmeros prejuízos ao país.

Com os juros reais na casa de 7,5% ao ano, o gasto do governo federal com dívidas dispara. De novembro de 2020 ao mesmo mês de 2022, saiu de R$ 300 bilhões para mais de R$ 600 bilhões.

Na prática, os pagamentos comprometem o orçamento público, que poderia ter outra utilização em cenário de juros menores, principalmente obras públicas, responsáveis por incentivar a produção como um todo.

O movimento sindical alerta que essa política monetária produz todos os componentes que bloqueiam a produção nacional, o consumo e o investimento em vários setores, consequentemente barrando a geração de emprego e o aumento da renda.

www.bancariosbahia.org.br

Deixe uma resposta