De acordo com a ISMA (International Stress Managent Association), o Brasil é o país com a segunda maior incidência da doença na PEA
Um dado preocupante. A síndrome de Burnout – esgotamento profissional – cresce de forma assustadora entre os trabalhadores. De acordo com a ISMA (International Stress Managent Association), o Brasil é o país com a segunda maior incidência da doença na PEA (População Economicamente Ativa). Fica atrás apenas do Japão.
O problema de saúde, causado pelo estresse crônico no ambiente de trabalho, provoca queda na produtividade em até 50% nos casos mais severos. A pesquisa revela que, dos casos brasileiros, 17% foram quadros mais graves, 36% medianos e 32% estavam em estado inicial.
Especialistas ainda destacam que ao contrário do cansaço pelo excesso de trabalho, a burnout não melhora com período de férias ou descanso. Não para por aí. O Brasil também aparece como país mais ansioso do mundo. Quase 10% das pessoas possuem sintomas importantes de ansiedade, de acordo com o estudo da OMS (Organização Mundial de Saúde).
Infelizmente, os bancários estão entre as categorias que mais sentem na pele esses problemas. Resultado da ganância dos bancos que pressionam por resultados cada vez mais inalcançáveis.
www.bancariosbahia.org.br