A intenção é retomar o cenário de alguns anos quando mais de 90% dos brasileiros eram vacinados. Em 2015, em média, 95% de pessoas estavam imunizadas. Em 2021, com o negacionismo de Bolsonaro, a média caiu para 60%
Após quatro anos de negacionismo e descrença com a ciência, o Brasil deve retomar a cultura vacinal, com lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação. A intenção do governo Lula é estimular a imunização e retomar o cenário de alguns anos quando mais de 90% dos brasileiros eram vacinados.
Em 2015, o país chegou a atingir uma média de 95% de pessoas completamente imunizadas dentro do público-alvo de cada vacina do Programa de Imunizações. Em 2021, com o negacionismo de Bolsonaro, a média caiu para 60%.
Covid-19
A primeira grande ação do governo é contra a Covid-19. Nesta segunda-feira (27/02), começa a aplicação da vacina bivalente, que protege contra a cepa original do vírus e contra a variante ômicron.
Inicialmente, apenas os grupos prioritários, como idosos acima de 60 anos, pacientes imunocomprometidos, gestantes e puérperas, profissionais de saúde e pessoas a partir de 12 anos que vivem em instituições de longa permanência, assim como os trabalhadores, indígenas e quilombolas poderão tomar o imunizante.
Outra ação do governo é contra a gripe. O Ministério da Saúde também vai intensificar a campanha contra o Influenza, além da realização de campanhas pela multivacinação de poliomielite e sarampo nas escolas a partir de abril.
www.bancariosbahhia.org.br