Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ sexta-feira, novembro 22, 2024
Notícias

Polícia resgata 15 pessoas em situação análoga à escravidão em restaurante de SP

DIVULGAÇÃO/POLÍCIA CIVIL DE SP
491views

Os trabalhadores viviam amontoados em um cômodo atrás do restaurante, sem ventilação adequada, não tinha registro em carteira nem geladeira para guardar a comida

A Polícia Civil de São Paulo resgatou 15 trabalhadores de situação análoga à escravidão no Restaurante Sushi, de comida japonesa, localizado na Vila Formosa, na zona leste de São Paulo.

Os trabalhadores viviam amontoados em um cômodo atrás do restaurante, sem ventilação adequada e com mofo nas paredes. A maioria veio de estados do Nordeste com uma promessa de emprego e chegou a ter descontos no salário referentes ao valor da passagem, paga pelos contratantes. Durante a visita da polícia, alimentos em estado de conservação ruim e vencidos também foram encontrados no local.

Uma mulher de 39 anos, gerente do restaurante, foi presa por “crime contra as relações de consumo e redução à condição análoga à de escravo”, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Mas, foi liberada após uma audiência de custódia.

“O lugar que eles [trabalhadores] ficavam tinha zero de higiene e era muito pequeno”, disse ao G1 a diretora do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Ivalda Aleixo.

“Geladeira para eles não funcionava, era servido café da manhã e ficava o dia inteiro exposto. Lugar mofado”, completou a policial.

Segundo ela, nenhum dos trabalhadores tinha registro em carteira. “Alguns com três, quatro meses de trabalho, outros um pouco mais, mas uma situação muito precária”, afirmou a delegada Ivalda.

O flagrante ocorreu na quinta-feira (19) depois que policiais da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes contra a Liberdade Pessoal receberam denúncia do Ministério Público do Trabalho sobre a situação no restaurante Sushi.

www.cut.org.br

Deixe uma resposta