Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ sábado, novembro 23, 2024
Notícias

OAB: “é preciso prender os responsáveis pelo vandalismo em Brasília”

Cinco ônibus foram incendiados pelos bolsonaristas insanos. Foto: Reprodução - TV Globo
325views

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou uma nota repudiando os atos “de vandalismo” realizados por bolsonaristas em Brasília, na segunda-feira (12), e afirmou que “é preciso prender os responsáveis”.

A nota é assinada pelo presidente do Conselho Federal da OAB, José Alberto Simonetti, e pelo presidente da entidade no Distrito Federal, Délio Lins e Silva Júnior.

Segundo a OAB, “é preciso prender os responsáveis e agir firmemente para a efetiva punição de todos na forma da lei”. Até agora, ninguém foi preso pelos atos terroristas.

“Tais atos atentam contra a democracia e representam inaceitável escalada de violência. Nada, absolutamente nada, justifica o cenário de guerra que se está a ver”, continuou.

Os bolsonaristas depredaram e tentaram invadir a sede da Polícia Federal, além de terem incendiado carros e ônibus que estavam estacionados nas ruas de Brasília. O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal afirmou que três carros e cinco ônibus foram queimados.

Policiais militares entraram em confronto com os baderneiros, que colocaram botijões de gás em vias próximas ao local. O Corpo de Bombeiros afirmou que eles estavam vazios.

Jair Bolsonaro não fez nenhum comentário sobre os crimes que seus apoiadores estão cometendo, assim como seu ministro da Justiça, Anderson Torres, falou do assunto somente através de duas publicações no Twitter, duas horas depois que os atos criminosos começaram.

Na segunda-feira (12), Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) foram diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como presidente e vice-presidente eleitos.

Os bolsonaristas, que não aceitam a derrota eleitoral de Jair Bolsonaro, começaram os ataques na noite do mesmo dia, depois que o pastor  indígena José Acácio Serere Xavante foi preso temporariamente por ter organizado e participado de invasões, bloqueios e outros atos antidemocráticos.

Leia a nota da OAB na íntegra:

O Conselho Federal e a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) repudiam, veementemente, os atos de vandalismo, de depredação de carros e de ônibus, a tentativa de invasão de prédio público da Polícia Federal, de shopping center e a ameaça à segurança dos cidadãos na zona central da capital da República.

É preciso prender os responsáveis e agir firmemente para a efetiva punição de todos na forma da lei.

Tais atos atentam contra a democracia e representam inaceitável escalada de violência. Nada, absolutamente nada, justifica o cenário de guerra que se está a ver.

Assim, o Conselho Federal e a OAB/DF colocam-se à disposição da sociedade e cobram das autoridades competentes medidas enérgicas, manifestando-se nesta nota e prestando solidariedade às vítimas dessas agressões!

José Alberto Simonettipresidente do Conselho Federal da OAB

Délio Lins e Silva Júnior, presidente da OAB/DF

www.horadopovo.com.br

Deixe uma resposta