Em números absolutos, o país tem 31,23 milhões de brasileiros com 60 anos ou mais, o que corresponde a 14,7% da população segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2021. Nada mais do que justo dedicar um dia em comemoração ao idoso.
A data – 1º de outubro – faz referência à aprovação do Estatuto do Idoso, em 2003. Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1991, o Dia do Idoso reforça os termos da Resolução 46, que visa sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento, com destaque para a necessidade de proteger e cuidar da população idosa.
Os dados sobre violência contra pessoas acima de 60 anos no país são preocupantes. O Disque 100 registrou mais de 35 mil denúncias de violações de direitos humanos contra pessoas idosas de janeiro a junho deste ano. Além disso, foram registrados que em mais de 87% das denúncias (30.722) as violações ocorrem na casa onde o idoso reside e 16 mil ocorreram na casa onde residem a vítima e o suspeito.
www.bbancariosbahia.org.br