Presidente e diretores do Sinposba estão nos postos de Salvador realizando trabalho de base distribuindo às trabalhadoras e trabalhadores um panfleto com os informes da anulação da Convenção Coletiva de Trabalho – CCT, e alertando sobre a necessidade dos homens fazerem a prevenção do câncer de próstata, como atividade da Campanha Mundial Novembro Azul, bem como irem ao médico sempre.
Informe Anulação CCT – Ministério Público do Trabalho abre inquérito civil
Após denúncia do Sinposba ao Ministério Público do Trabalho-MPT, com toda a documentação para que fosse instalado processo de anulação da assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho – CCT, assinada à revelia da Assembleia do dia 16 de agosto e da Diretoria do Sindicato, a procuradora do trabalho Rosangela Rodrigues Dias de Lacerda, através do Procedimento nº 001730.2021.05.000/0 resolveu converter o procedimento em inquérito civil.
A Diretoria do Sinposba tomou conhecimento do encaminhamento após fazer pedido de vistas do processo ao MPT. Em apreciação prévia a procuradora designou o procedimento com o seguinte tema: ”Vícios no Processo de Negociação Coletiva” disse que os termos da denúncia formulada revelam a possibilidade de lesão coletiva a direitos sociais dos trabalhadores a desafiar a atuação do MPT…” Concluiu pela conversão da presente notícia de fato em Inquérito Civil, bem como encaminhou notificação ao sindicato patronal com prazo para que se manifeste sobre os fatos alegados na denúncia.
Para o presidente do Sinposba, Antonio José dos Santos, “os trâmites estão caminhando; nossa denúncia foi aceita pelo MPT e agora aguardamos o desenrolar desse inquérito para que sejam revertidos os danos causados à nossa categoria,” concluiu o presidente.
O Que é o Novembro Azul
Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. Grande parte da população masculina ainda não se conscientizou da importância da detecção precoce do câncer de próstata.
O movimento surgiu na Austrália em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial
de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. Em vários países, o Novembro Azul é mais do que uma simples campanha de conscientização; há reuniões entre os homens onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.
Sinposba apóia
Assim como apoiou o Outubro Rosa, que alerta as mulheres para a conscientização e prevenção do Câncer de Mama, o Sinposba apóia a Campanha Novembro Azul, que alerta os homens sobre o câncer de próstata, e, principalmente, para motivar os trabalhadores em postos de combustíveis, a fazerem exames preventivos.
Para o Sinposba é de fundamental importância conscientizar a população masculina, maioria em nossa categoria, a cuidar de sua saúde geral, prevenindo, não só o câncer de próstata e de pênis, mas quaisquer doenças, pois se diagnosticadas precocemente muitas vidas são salvas.
O câncer de próstata é o segundo que mais mata os homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. Estatísticas apontam que a cada seis homens um é portador da doença, e de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, por isso é necessário que os homens façam exames de rotina frequentemente e o exame de toque retal não se deixando levar pelo preconceito, pois o preconceito mata.