Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ sexta-feira, novembro 22, 2024
Notícias

Marcha da Consciência Negra Zumbi-Dandara completa 42 anos e acontece no próximo sábado (20) em Salvador

728views

No próximo sábado, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, acontecerá em Salvador a 42ª Marcha da Consciência Negra, saindo do Campo Grande até a Praça Castro Alves, a partir das 14 horas, reunindo lideranças, movimentos sociais, sindicatos e todos aqueles que encampam a luta antirracista.

Em Salvador acontece, às 10h, a Lavagem da Estatua de Zumbi, na Praça da Sé, com roda de capoeira, samba, baianas e grupo de percussão, e a partir das 13h, ocorre o 7º Grande Ato da Campanha Nacional #ForaBolsonaro, no Campo Grande.

A caminhada, que ocorre desde 1980 na capital baiana, sendo a primeira do Brasil, é resultado da Coalização Marcha da Consciência Negra Zumbi-Dandara, composta pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) ao lado de organizações do Movimento Negro, Convergência Negra, Comitê Fora Bolsonaro, sindicatos e partidos de esquerda. Durante estas quatro décadas, a Coalizão busca cumprir um papel na formação da consciência critica da esquerda negra, apoiar a consolidação da autoestima da população negra e recuperar o “espírito de luta” com os exemplos em toda a diáspora e África.

Dentre as principais reivindicações da Marcha, estão a luta por justiça social e melhor qualidade de vida para a

população, no entanto, este ano a pauta da retirada de direitos, retorno do Brasil ao Mapa da Fome promovido pelo governo de Bolsonaro, permanecerá em voga.

“Por se constituir em um compromisso nosso neste momento conjuntural de retirada de direitos e enfrentamento de uma a situação de crise social com o desemprego, aumento dos preços do gás de cozinha, dos alimentos, dos combustíveis, insegurança, mazelas provocadas pela gestão bolsonarista – nazifascista” acrescenta o manifesto da Coalizão.

“Enquanto esta perversa e imoral situação não se reverter, estaremos neste processo ocupando nosso lugar na trincheira de luta empunhando a nossa bandeira da consciência negra para trazer nossos irmãos e irmãs para o compromisso da luta contra a opressão fazendo eco com todos os coletivos no mundo que se aliaram na defesa da democracia, contra o imperialismo e o fascismo”, destaca a Coalizão.

Este ano, em paralelo ao tributo ao líder quilombola Zumbi e à Dandara, será homenageado o ativista Luís Carlos França, vítima fatal da Covid19. “Combativo ativista sindical, sempre à frente das lutas da classe trabalhadora, uma voz forte dentro da militância da esquerda e comprometido com a construção de um país melhor, sem injustiça social e sem qualquer tipo de segregação, atuou como diretor da FENADADOS e no SINDADOS-BA, e também ajudou na construção de legendas partidárias importantes no estado da Bahia: PT, PSTU e PSOL”, pontua.

O quê: 42ª EDIÇÃO 1980 – 2021 da Marcha da Consciência Negra promovida pela Coalizão Marcha Da Consciência Negra Zumbi – Dandara Dos Palmares / Convergência Negra / Todas Organizações Do Movimemto Negro Baiano / Comitê Fora Bolsonaro / Todos Os Movimentos Sociais, Sindicais E Partidos De Esquerda
Quando: 20 de novembro de 2021 (sábado) às 14 horas
Local: Campo Grande – Praça Castro Alves

 

Deixe uma resposta