José Luiz Datena fez consistente defesa do frentista e dos empregos durante o Manhã Bandeirantes. Ele comentou a emenda do deputado Kim Kataguiri à MP 1.063, que autoriza postos a implantar o autoatendimento. “Temos 16 milhões de desempregados e agora vamos mandar frentista embora”, ironizou Datena.
“O deputado vai me perdoar, mas está fora da realidade. Vai brigar para reduzir imposto, que é o principal custo dos combustíveis!”, disparou o jornalista José Luiz Datena, apresentador da Rádio Bandeirantes, referindo-se ao deputado Kim Kataguiri e a sua emenda para autorizar o self-service de combustíveis no país – medida que ameaça os empregos de meio milhão de trabalhadores brasileiros.
A reportagem ouviu o parlamentar, que admitiu que a proposta vai causar demissões, mas disse que para compensar pretende propor uma inviável “fase de transição”, na qual os frentistas seriam capacitados para atuar em outras profissões. “Na vida real, eles vão ser realocados na rua”, comentou Datena, com ironia.
A Bandeirantes ouviu ainda o presidente da Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro), Eusébio Pinto Neto, que reafirmou a defesa dos empregos dos frentistas e alertou para a inseguranças que o self-service pode causar nos postos: “Imagina uma pessoa, nas cidades violentas que nós temos, abastecer seu carro sozinho em um posto de gasolina a qualquer hora do dia ou da noite!?”.
Assista à reportagem e saiba mais: