Webinário Impactos da Pandemia no Trabalho Infantil aconteceu na manhã desta quinta-feira (10)
“O trabalho infantil infelizmente faz parte das nossas vidas diretamente. Eu digo sempre que não existe melhor instrumento para gente erradicar o trabalho infantil do que a educação. Precisamos fortalecer nossas escolas e ter creches de qualidade para atender nossas crianças e adolescentes”, destacou o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Jequié, Zé Cocá durante o Webinário Impactos da Pandemia no Trabalho Infantil, nesta quinta-feira (10). O evento virtual foi realizado pelo Ministério Público do Estado da Bahia e o Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente (FETIPA-BA).
“A UPB estará à disposição de vocês no que for possível. Esse encontro de hoje é de fundamental importância. Precisamos trabalhar essa conscientização por toda a Bahia. Precisamos divulgar, intensificar e criar trabalhos rotineiros. Eu digo sempre que administração pública não é cotidiano, precisamos caminhar sempre para que a gente faça um serviço de qualidade. O poder público tem esse dever de cuidar das pessoas e com isso automaticamente muda esse cenário que ainda existe muito forte em nosso país. Infelizmente mais forte ainda no Norte e Nordeste”, conclui Zé Cocá .
Durante o encontro Cocá recebeu uma carta da FETIPA ressaltando a importância do comprometimento das gestões municipais com a prevenção e erradicação do trabalho infantil, com a garantia de recursos orçamentários no Plano Plurianual (PPA) para a implementação de políticas públicas de proteção social, de educação, de saúde para todas as crianças e adolescentes e oportunidade de emprego e geração de renda para suas famílias.
“Gostaríamos de solicitar ao presidente esse contato com os municípios para que possamos avançar e colaborar no que for da nossa atribuição”, ressaltou a presidente do FETIPA e defensora pública do estado da Bahia, Ana Virgínia Rocha. O documento reforça também, que é fundamental o fortalecimento da Rede Socioassistencial, a realização de diagnóstico, a identificação, o monitoramento de todas as formas de trabalho infantil e a implementação do Plano Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.
Em alusão Dia Mundial contra o Trabalho Infantil no próximo sábado (12), o objetivo do webnário foi de analisar os impactos da Pandemia no aumento do número de casos de trabalho infantil, a situação atual e quais as expectativas pós-pandemia.
www.upb.org.br