Em reposta aos discursos negacionistas de Bolsonaro sobre a eficácia ou não das vacinas e descaso diante das quase 300 mil mortes, a grande maioria (84%) dos brasileiros quer se vacinar contra a Covid-19. O percentual cresceu em relação a janeiro, quando 79% sinalizavam que iriam ser imunizados.
A pesquisa Datafolha também mostra que 70% consideram que a vacinação deveria ser obrigatória. Até sábado (20/03), 5,54% foram vacinados com a 1ª dose. Já a 2ª dose foi aplicada em 1,96% da população. O número de pessoas imunizadas no Brasil deveria ser bem maior, se não fosse a irresponsabilidade de Bolsonaro em não aceitar as propostas de compra das vacinas ainda no ano passado.
A intenção de se vacinar cresce de acordo com os níveis de renda, escolaridade e os que avaliam o governo como ruim ou péssimo. Além disso, o percentual dos que pretendem se imunizar é maior entre as mulheres (86%). Entre os homens é um pouco menor, 82%. Mas, falta ações imediatas do governo para a ampliação para a vacinação alcançar a todos.
www.bancariosbahia.org.br