Uma ação da Superintendência Regional do Trabalho (SRT), realizada neste sábado, 13, notificou 16 estabelecimentos em Salvador e Região Metropolitana por exploração de mão de obra infantil. Ao menos 39 crianças foram retiradas de trabalhos irregulares nas praias. De acordo com o órgão, as maiores ocorrências foram registradas em bancas de acarajé.
Do total de 16 notificações, nove foram aplicadas a baianas que comercializam o produto. A ação da Superintendência foi realizada em 10 praias da capital (Ribeira, Boa Viagem, Rio Vermelho, Buracão, Paciência, Amaralina, Jaquaribe, Piatã, Stella Maris, Praia do Flamengo), na praia de Ipitanga (Camaçari) e Vilas do Atlântico (Lauro de Freitas).
A Guarda Civil Municipal de Salvador, agentes da Polícia Militar e auditores fiscais do trabalho acompanharam a ação. Ainda segundo a SRT, uma criança de 7 anos foi encontrada vendendo cocada enquanto os pais estavam sentados consumindo bebida alcoólica. Em outro registro, uma criança de 8 anos comercializava amendoim e não fazia o uso de máscara.
Os donos dos estabelecimentos foram responsabilizados administrativamente e as crianças e adolescentes terão os nomes encaminhados à rede de proteção formada por instituições públicas e privadas voltadas à promoção da infância e juventude.
www,atarde.uol.com.br /bahia