Para identificar e entender os impactos do coronavírus para a saúde dos trabalhadores e a relação com o trabalho, a Asas (Associação de Saúde Ambiental e Sustentabilidade) levanta dados para mapear uma pandemia. Para contribuir com uma pesquisa, que é fácil e rápida, o trabalhador deve clicar em AQUI .
O objetivo do levantamento “Covid-19 como uma doença relacionada ao trabalho” é dar visibilidade às atividades laborais como fontes de infecção e adoecimento pelo novo coronavírus. Outra meta da pesquisa é oferecer informações para possibilitar o planejamento de ações que pode auxiliar na prevenção da doença e amenizar como clínicas e sociais.
Com os dados colhidos com o projeto, será possível sintetizar informações com as pessoas que trabalham e trabalham durante uma pandemia fora ou dentro das residências. Através do questionário, será produzido um dossiê sobre a doença nas diversas atividades de trabalho, por meio de informações e percepções dos trabalhadores.
Vale ressaltar que, segundo o STF, a Covid-19 pode ser enquadrada como doença do trabalho. No entendimento do Supremo Tribunal Federal, não é possível detectar que uma pessoa não foi infectada no trajeto de casa para o trabalho ou do trabalho para casa, ou mesmo na empresa.
www.bancariosbahia.org.br