A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma mobilização global que tem por objetivo fomentar o ativismo e compartilhar para prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todo o mundo.
Governos, sociedade civil, escolas, universidades, empresas, sindicatos, associações esportivas e as pessoas individualmente manifestam solidariedade às vítimas, aos movimentos de mulheres e às defensoras dos direitos humanos das mulheres para pôr fim à violência contra mulheres e meninas.
Uma campanha foi desenvolvida em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma jornada com o objetivo de promover o debate e denunciar como várias formas de violência contra as mulheres no mundo. Já na sua primeira edição, a ação com contou a adesão de mais de 160 países.
Todos os anos a CTB e demais sindicais estimulam que seus sindicatos filiados promovam localmente ações que contribuam na conscientização do tema e que garantam a não violência contra mulheres e meninas. Neste ano de pandemia, os feminicídios tiveram um aumento significativo, o combate à violência contra a mulher precisa estar na pauta de todos, com ações por parte daqueles que ocupam os espaços de poder e ditam, via políticas públicas, como formas de combate aos agressores e o acolhimento das vítimas.
www.ctb.org.br