Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ terça-feira, novembro 12, 2024
Notícias

7 de setembro – “Todas as Lutas dos Excluídos num só Grito!”

554views

Vamos unir nossos Gritos, unindo nossa rede. No próximo 7 de setembro, Organizações da Sociedade Civil, Movimentos Sociais, Entidades, Parlamentares e Ativistas de todo o Brasil unem-se ao Grito dos Excluídos para uma manifestação virtual nas redes sociais, a partir das 11h.

Com o tema “Vida em Primeiro Lugar” e repercutindo o lema “Basta de Miséria, Preconceito e Repressão! Queremos TRABALHO, TERRA, TETO E PARTICIPAÇÃO!”, o Grito dos Excluídos chega a sua vigésima sexta edição.

O Brasil todo está engajado no Grito dos Excluídos. E os Gritos são diversos, como muitos são os Excluídos. Para contribuir com o chamamento deste ano, essa manifestação virtual contará com a participação de Organizações da Sociedade Civil, Movimentos Sociais, Entidades, Parlamentares e Ativistas, tendo início às 11h e término previsto às 13h, possibilitando assim que, pela tarde, os estados e seus territórios possam realizar seus eventos.

A manifestação virtual apresentará imagens com mensagens de apoio e incentivo às diversas lutas dos Excluídos, unindo os Gritos em torno dos mesmos propósitos, potencializando desta forma a mensagem contida no tema geral. Também teremos depoimentos, manifestações culturais, enfim, tudo o que acontece nos “Gritos”, numa tentativa de recriar o clima das ruas, trazendo para dentro de casa essa emoção e buscando dessa forma não deixar que a força do Grito seja sufocada por este momento desastroso, que já ceifou 120 mil vidas brasileiras e um sem número pelo mundo.

CONSTRUÇÃO COLETIVA
O Grito dos Excluídos é um processo de construção coletiva, é muito mais que um ato. É uma manifestação popular carregada de simbolismo. É um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural, reunindo pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos/as excluídos/as.

Estamos vivendo um momento de crises – social, ambiental, sanitária, humanitária, política e do sistema de produção capitalista. Deste modo, especialmente com a crise da pandemia do Covid 19, fica difícil prever ou projetar as agendas e ações. Por isso, entendemos que ao pensar o processo de construção do 26º Grito dos Excluídos em tempos de pandemia é que devemos preservar a vida. E preservar a vida é manter-se em casa, com suas famílias ou estando num espaço seguro tomando todas as precauções, onde o vírus não possa se transmitir colocando em perigo as pessoas, colegas, amigos, familiares e entes queridos.

Porém, no processo de construção do Grito dos Excluídos é necessário promover a participação das camadas de pessoas excluídas, que estão à margem desta sociedade. Neste sentido, é importante priorizar a simbologia, a linguagem simples, a criatividade, a mística, atividades artísticas (poesia, música, dança, teatro), pois as imagens falam mais que textos e discursos.
Como criar espaços para a participação de fato dos excluídos neste momento de pandemia? Como chegar onde não se tem internet? Esse é um desafio difícil a se superar. Muito pouco se pode fazer, mas devemos sim, fazer o que for possível, sem perder o senso de responsabilidade.

Quem apoia a manifestação virtual “Todas as Lutas dos Excluídos num só Grito”:
ABONG – Associação Brasileira das Organizações Não Governamentais; AGENDHA – Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza; Desenvolvimento Humano e Agroecologia; AMA – Assembleia Mundial Pela Amazônia; ASA – Articulação do Semi Árido; ASA – Ação Social Arquidiocesana; Associação da Comunidade Quilombola Engenho da Ponte, Cachoeira-BA; CEAAL – Consejo de Educación Popular de América Latina y el Caribe; Central de Feiras Alimentos Saudáveis; CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço; Comunidade Kolping São Francisco de Assis, Salvador – Bahia; CNU – Confederação Nacional dos Urbanitários; CONAM – Confederação Nacional das Associações de Moradores; Comitê Popular Solidário da Bahia – Artistas Solidários da Bahia; CPT – Comissão Pastoral da Terra; CUT – Central Única dos Trabalhadores; Deputado Estadual Marcelino Galo PT/BA – Representando as Frentes Parlamentares Ambientalistas nos Estados; Deputado Federal Nilto Tatto PT/SP – Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – ODS; Estúdio Mundo; FABS – Federação das associações de bairros de Salvador; FAMA – Fórum Alternativo Mundial da Água; FENATEMA – Federação Nacional dos Trabalhadores em Água, Energia e Meio Ambiente; FNU – Federação Nacional dos Urbanitários; FOSPA – Fórum Social Panamazónico; FPN – Fórum Popular da Natureza; Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia; GAMBÁ – Grupo Ambientalista da Bahia; GÉRMEN – Grupo de Defesa e Promoção Socioambiental; Grito De Los Excluídos Continental; Grito dos Excluídos Nacional; Grupo Tortura Nunca Mais; MAM – Movimento pela Soberania Popular na Mineração; MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores; MST – Movimento dos Sem Terra; ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento; Povo Guarani MBy’a – TI Jaraguá; PSI – Internacional de Serviços Públicos; Rede Espacio Sin Fronteiras; REPAM – Rede Eclesial Pan Amazônica; SINDSAÚDE – Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia; SPM – Serviço Pastoral dos Migrantes; SINDAE – Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia; UNICAFES – União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia; UNISOL Brasil; Vereadora Marta Rodrigues pelo PT, Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Democracia da Câmara Municipal de Salvador-BA.

Informação:
O que é?
TODAS AS LUTAS DOS EXCLUÍDOS NUM SÓ GRITO!
GRITO DOS EXCLUÍDOS 2020
Onde?
Facebook e Youtube do Fórum Popular da Natureza
https://www.youtube.com/channel/UCgz96qM0So8uV6MUxOhjtfw
https://www.facebook.com/forumpopulardanatureza/
Dia 7 de setembro de 2020 – Segunda-feira às 11:00h.
Visite nosso site: http://forumdanatureza.org.br/
Contate-nos: 71.987562241

www.gritodosexcluidos.com/ Redação final da assessoria do evento

Deixe uma resposta