Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ sexta-feira, novembro 22, 2024
Destaques

Coronavírus – Sinposba apoia decisão da Prefeitura que obriga uso de máscara por frentistas

Trabalhar, mas com prevenção, neste posto da marca Locatelli (Foto: Henrique Kawaminami) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS
1.5Kviews
Foto: Henrique Kawaminami – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Decreto de Neto obriga uso de máscara por frentistas e trabalhadores de mercados, limpeza urbana e obras

As empresas soteropolitanas deverão fornecer máscara a todos os trabalhadores de obras públicas ou privadas, de mercados, de limpeza urbana e frentistas, e estes devem utilizar o material. A medida, que integra o conjunto de ações adotadas pela Prefeitura para evitar a transmissão do coronavírus na cidade, foi anunciada pelo prefeito ACM Neto e deverá ser publicada em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (9). A medida valerá a partir do dia 16 de abril.

De acordo com chefe do Executivo municipal, foi dado um prazo de uma semana para o início da determinação, a partir da publicação do decreto, para que as empresas possam se preparar e adquirir o material para os funcionários. “Assim como a Prefeitura vem fazendo com as demais medidas adotadas até aqui, vamos fiscalizar de perto e, aquelas empresas que não cumprirem o decreto, vamos suspender imediatamente as atividades”, afirmou ACM Neto, em nota.

Sinposba Apoia

O Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia – Sinposba apoia a decisão da prefeitura de impor às empresas medidas que protegem a vida e um ambiente de trabalho saudável para todos os profissionais que atuam no ambiente do posto de combustíveis, reforçando as recomendações, conforme previsto pelas autoridades sanitárias e a Organização Mundial de Saúde – OMS.

“A medida que protege os frentistas deve ser estendida a todos que estiverem trabalhando na empresa em contato com o público. Esse Decreto Municipal vem reforçar o ofício que encaminhamos ao Sindicombustíveis para notificar os revendedores para implementarem as recomendações  conforme previsto pelas autoridades sanitárias,” disse o presidente Antonio do Lago.

Uso da máscara será obrigatório em estabelecimentos comerciais e industriais, diz Rui Costa

Foi enviado quinta-feira (9) à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um Projeto de Lei que determina o fornecimento obrigatório de máscaras para funcionários de estabelecimentos comerciais e industriais. A proposta vai ser votada ainda neste final de semana durante uma sessão remota.

De acordo com o governador Rui Costa (PT), os empregadores devem, além de fornecer, fiscalizar o uso do equipamento de proteção do seus quadros de funcionários. A medida foi tomada para conter o avanço da Covid-19. Até o final desta manhã, a Bahia já contabilizava 559 casos da doença.

“Deixará de ser opcional para ser obrigatório. Com isso, nós queremos aumentar a segurança, tantos dos empregados, como dos clientes que eventualmente consomem. Estou mandando o projeto hoje e já falei com o presidente (da Alba), Nelson Leal, que vai tentar votar ainda neste final de semana. Parabenizo a Assembleia pela pronta e rápida resposta que tem dado aos projetos de Lei”, disse o governador durante uma coletiva online transmitida em suas redes sociais.

www.bnews.com.br

 

 

Deixe uma resposta