Presidente e diretores do Sinposba, Antonio do Lago, Lucineide Sampaio, Márcio Sousa, Edmilson Santos e Daniel Conceição, participam do 3º Conselho Estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB Regional Bahia, 4 de Novembro, Salvador – Bahia
A CTB-Bahia busca aprofundar o debate e as estratégias de enfrentamento aos ataques e ameaças destinados para os trabalhadores e trabalhadoras no movimento sindical.
Foi estabelecido no artigo 8° da Constituição Federal, que só pode haver um sindicato por categoria profissional ou econômica, cuja base territorial é o município. A mudança visa instituir o pluralismo sindical, ao invés de uma unicidade conjunta e eficaz em defesa dos trabalhadores.
Segundo o presidente da CTB-Bahia, Pascoal Carneiro o momento é delicado e todos os trabalhadores e trabalhadoras precisam se unir para continuar existindo, “Com aprovação da PEC 171/2019 o movimento sindical corre o risco de ser extinto em 10 anos, em função da rigidez que se impõe aos sindicatos. As entidades terão que ter 50% + 1 de associados para representar e para negociar, isso vai acabar com a unicidade sindical e instituir a pluralidade, deixaremos de existir e passaremos a ser ONG. Espero todos e todas para debater e reforçar a nossa posição em defesa da Unicidade Sindical,” afirma Carneiro.
O Conselho está sendo realizado na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (SINPOJUD), localizado na rua Marujos do Brasil, em Nazaré.