Frentista da Bahia denunciam, nesta quinta, 17 de janeiro de 2019, em Salvador, na Lavagem do Bonfim, maior festa popular do sincretismo religioso da Bahia, denunciam à sociedade a luta contra a implantação dos autosserviços nos postos de combustíveis da Bahia e do Brasil que podem causar milhares de demissões. Quem tem fé vai a pé!
Nos autosserviços – self service, o próprio motorista abastece seu carro por conta própria sem o frentista. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE esquece o esquema de segurança que deve cercar os postos de combustíveis diante dos riscos de contaminação; uma atividade que exige proteção à saúde de frentistas e dos próprios consumidores.
A FENEPOSPETRO – Federação Nacional dos Empregados em Postos de Serviços de
Combustíveis e Derivados de Petróleo esclarece que, no Brasil é proibido o Auto Serviço, (self service) em postos de combustíveis, graças a Lei 9596 de autoria do então deputado federal Aldo Rebelo do PC do B e sancionadas pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. A federação liderou a luta da categoria dos FRENTISTAS em todo o território nacional inclusive apresentando e aprovando varias Leis, Municipal e Estadual, que fundamentou e legitimou a Projeto Nacional, considerado na época no mundo como a principal vitória do trabalho sobre o capital, evitando a demissão de mais de 500 mil trabalhadores.
Nossa Federação como tem sempre feito, de forma responsável e coerente, defende e continuará defendendo intransigentemente o direito ao trabalho da sua indispensável categoria – FRENTISTAS.
Trabalhadores Frentistas, Lei é pra se cumprida, defenda a sua conquista.
Eusébio Ponto Neto – Presidente.