O QUE É O OUTUBRO ROSA
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa, que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação de todas as pessoas na campanha. O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares e se tornou internacionalmente conhecido e comemorado em todo o planeta.
SINPOSBA APOIA
No Brasil, o movimento vem sendo adotado desde 2002 e vem se ampliando a cada ano com a divulgação e esforço, sobretudo, do movimento organizado de mulheres e suas entidades espalhadas por todo o Brasil, como a União Brasileira de Mulheres. Conta atualmente com a participação dos Governos, das entidades
civis da sociedade e sindicais como o Sinposba, que reconhece a necessidade da conscientização e do alerta às mulheres e da sociedade, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O Sindicato participa do Outubro Rosa, e no mês de novembro também do movimento Novembro Azul, conscientizando, desta vez os homens, a fazerem também seus exames preventivos
UNIDOS CONTRA O CÂNCER DE MAMA
Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, em 2019, serão 2.870 novos casos de câncer de mama na Bahia. Destes, 1.020 em Salvador. Com o objetivo de alertar a população para a detecção precoce do câncer de mama, causa mais frequente de morte em mulheres, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza diversas ações em todo o estado.
O Sinposba conscientiza as trabalhadoras em postos de combustíveis para visitarem regularmente um médico especialista, porque a mamografia é o principal método diagnóstico para detectar precocemente o câncer de mama. O autoexame é importante; mas não é a principal forma de detectar o câncer de mama, porque normalmente, quando a mulher sente um nódulo no autoexame, a doença pode já estar em estado avançado.
ESTRATÉGIAS PARA DETECÇÃO PRECOCE
Exame clínico anual das mamas – realizado por médicos ou enfermeiros; Mamografia diagnóstica – exame realizado quando a mulher apresenta algum dos sinais mencionados anteriormente, independentemente da idade;
Mamografia de rastreio – exame realizado em uma população aparentemente saudável, com o objetivo de identificar lesões sugestivas de câncer e, a partir daí, encaminhar as mulheres com resultados alterados para investigação diagnóstica e tratamento. É realizado como parte de programas de rastreamento. No caso do SUS, o Ministério da Saúde estipula que o exame seja feito em mulheres com idade de 50 a 69 anos (população-alvo) ou em mulheres com histórico familiar de câncer, a partir dos 35 anos (população de risco elevado)
AÇÕES DO OUTUBRO ROSA 2019 EM SALVADOR
Centro Estadual de Oncologia (Cican) – 5 e 19 sábados – 600 senhas para mamografia, a mulheres de 50 a 69 anos. As 100 primeiras farão o exame no mesmo dia, e as demais sairão com o exame agendado ainda para o mês de outubro.
Também aos sábados acontece a Feira de Artesanato e Saúde onde, além da comercialização de produtos feitos por mulheres, em parceria com a Coordenação de Fomento ao Artesanato (antigo Instituto Mauá) da Secretaria do Trabalho e Renda (Setre), teremos estandes de orientação à saúde, com foco na adoção de hábitos saudáveis de vida, reduzindo o risco para desenvolver o câncer de mama.
Já o Hospital da Mulher, em parceria com o Projeto Avon e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), realiza nos dias 05 e 06 (sábado e domingo), no Farol da Barra, atendimentos para 200 pacientes, com mastologista, consultas com nutricionistas, testes rápidos e vacinação.
No dia 05, das 7 às 9h, no ambulatório do Hospital da Mulher (no Largo de Roma), será feita triagem para consultas com mastologista. Durante todo o mês de outubro haverá ações de humanização, com palestras educativas, musicoterapia, além de ações de beleza para pacientes. No dia 26, serão realizadas 30 punções para pacientes.
Nos dias 26 e 27 serão antecipadas 40 cirurgias oncológicas (mastologia). A programação será finalizada no dia 30 de outubro, com um coffee break para os colaboradores da unidade hospitalar.