No dia 21 de Janeiro é celebrado o dia dos Trabalhadores e trabalhadoras de Postos de Combustíveis da Bahia, uma data que reconhece o esforço e a dedicação dos profissionais que atuam nos postos de combustíveis. Essa data é uma oportunidade para refletir sobre a importância desses profissionais na rotina cotidiana, que desempenham funções essenciais para o funcionamento da sociedade, garantindo o abastecimento de veículos e o bom atendimento ao público.
A data destaca a necessidade de condições de trabalho adequadas, saúde, segurança e trabalho decente desses trabalhadores, que enfrentam jornadas longas e condições de trabalho desafiadoras.
O Sinposba – Sindicato dos Trabalhadores de Postos de Combustíveis da Bahia, principal responsável pela categoria na Bahia, luta constantemente pelos direitos e pela melhoria das condições de trabalho dos profissionais da área. A atuação do sindicato abrange diversas pautas, como a negociação de salários justos, benefícios trabalhistas, saúde e segurança no ambiente de trabalho e o reconhecimento da profissão.
Sabemos das dificuldades que muitos enfrentam em seu dia a dia e, por isso, nossa missão é fortalecer a união e a solidariedade da classe, para que cada conquista seja um reflexo do esforço coletivo. A luta do sindicato é, portanto, um esforço contínuo para assegurar que os trabalhadores e trabalhadoras de postos de combustíveis possam exercer suas funções com dignidade, segurança e respeito, além de conquistar melhores condições de vida e trabalho decente.
HISTÓRIA
A data escolhida para comemorar nossa categoria tem a ver com a história do petróleo no Brasil, que começou na Bahia. Foi exatamente no dia 21 de janeiro de 1939 que o petróleo começou a jorrar na coluna de perfuração do poço no bairro do Lobato, em Salvador. Com a descoberta do petróleo, o Brasil implementa um novo rumo na economia, surgindo os primeiros postos de gasolina os trabalhadores para exercerem a função de “bombeiros”, por conta das bombas de gasolina.
O governador Rui Costa sancionou, em 2015, Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Raimundo Nonato – Bobô (PCdoB), transformando-o na Lei nº 13.455/2015. Pela lei, são considerados profissionais de postos de combustíveis o pessoal de escritório, supervisor de loja, funcionários das lojas de conveniência, lubrificador, frentista ou operador de bomba ou pista, vigia e servente, lavador e enxugador, caixa de pista, chefe de pista, gerente e supervisor geral.
A todos os trabalhadores e as trabalhadoras, nossa sincera homenagem e reconhecimento! Que está data reforce o compromisso e responsabilidade com a valorização do nosso trabalho e com a melhoria de nossas condições de vida.