A Diretoria do Sinposba alerta os trabalhadores e trabalhadoras em postos de combustíveis da Bahia para não aceitarem, e não se submeterem, a pratica de assédio moral no trabalho. Estimula que denunciem ao Sindicato qualquer atitude que leve a constrangimentos, humilhações e perseguições.
A denúncia será sigilosa, garantindo toda segurança ao trabalhador e trabalhadora e apurada com rigor, com a Diretoria do Sindicato levando a questão à Superintendência Regional do Trabalho, bem como apoiará ação trabalhista necessária.
O que é assédio moral no trabalho: tópicos para entender
Ter um emprego e seguir a sua vida e planos normalmente é o desejo de muitos brasileiros. Afinal de contas, existem milhares de trabalhadores e trabalhadoras na fila do desemprego em busca de uma oportunidade.
Esse contingente trabalhista pode ser considerado um dos motivos que faz com que muitos empregadores ultrapassem o limite do bom senso no convívio do ambiente de trabalho, explorando aquele empregado de modo a colocá-lo em situações de constrangimento e até humilhação.
Infelizmente, trata-se de uma situação comum e muitos empregados que se encontram nessa situação não a enxergam como uma relação abusiva deixando que o fato se prolongue no tempo, causando desgaste e prejudicando a sua saúde física e mental.
A situação narrada é um claro exemplo de assédio moral no trabalho e que pode gerar, inclusive, o direito a indenização por danos morais ao trabalhador. Isso só é possível, pois a lei trabalhista protege o colaborador desse tipo de situação.
Mas o que é assédio moral no trabalho? Como ele ocorre? Vamos explicar isso e mais nas próximas linhas. Acompanhe.
O que é assédio moral?
O assédio moral é uma conduta que se repete várias vezes e que expõe alguém a situações humilhantes e vexatórias, muitas vezes constrangedoras. Normalmente está associado às relações de trabalho e pode ocorrer tanto do chefe para os subordinados, como na situação oposta.
O que é o assédio moral no trabalho?
Conhecido como um tipo de violência, o assédio moral no trabalho é uma conduta que afeta diretamente a dignidade da pessoa no ambiente laboral.
Aparece comumente em situações que a hierarquia está presente e surge com mais frequência entre funcionários e empregadores.
O assédio moral no trabalho se caracteriza por condutas negativas realizadas repetidas vezes pelo empregador contra o empregado, o que envolve humilhações, constrangimentos, descrédito ou inferiorização diante dos seus colegas de trabalho realizada normalmente no exercício das suas funções.
O que caracteriza o assédio? Veja exemplos de abuso moral no trabalho
Normalmente, quem está sofrendo esse tipo de violência e abuso moral fica em silêncio aguentando a humilhação, mas se desestabilizando pouco a pouco e perdendo a sua autoestima.
Algumas vezes, a vítima não consegue identificar se está sofrendo esse tipo de violência e tem dúvidas sobre o que caracteriza assédio. Para facilitar, fizemos uma lista com alguns exemplos de situações mais comuns que estão diretamente ligadas ao assédio moral no trabalho. Veja só.
- Xingamentos;
- Impor metas impossíveis no ambiente de trabalho;
- Colocar apelidos vexatórios que causem humilhação;
- Interromper a vítima com frequência;
- Proibir que colegas de trabalho falem com o empregado;
- Proibir que o empregado fale com os colegas de trabalho;
- Criticar a vida particular;
- Delegar ao empregado tarefas humilhantes;
- Gritar;
- Ameaçar com violência física.
Essas situações podem ser facilmente identificadas por meio de frases que são utilizadas no dia a dia, como por exemplo:
- “É melhor você pedir demissão…”
- “Não existe lugar aqui para quem não quer trabalhar”
- “Ela/Ele faz confusão com tudo…”
Tipos de abuso no trabalho
Apesar do assédio moral ser conhecido por condutas que envolvam hierarquia (empregadores contra empregados), nem sempre é assim que ele se apresenta. Isso porque existem diferentes tipos de abuso no trabalho que podem ser classificados através de formas, sujeitos e relações diferenciadas.
Se você está passando por uma situação desse tipo ou identifica alguém que esteja nessa situação e tem dúvidas sobre as diferentes formas de assédio, aprenda agora a distinguir os tipos.
1. Assédio moral na organização
Neste caso, o funcionário é inserido em um ambiente totalmente tóxico em que a competição entre os funcionários é incentivada pela própria empresa, sendo ela a responsável pela violência.
2. Assédio moral horizontal
No assédio moral horizontal, a violência ocorre entre funcionários que se encontram em mesma posição hierárquica. Ela pode aparecer em ambientes em que a competitividade é incentivada, entretanto, diferente do assédio na organização, o assédio ocorre entre funcionários, sem participação direta da empresa.
3. Assédio vertical descendente
Quando um funcionário de cargo superior à vítima, coloca seu subordinado em uma situação vexatória, então surge a figura do assédio moral descendente. Trata-se de um dos tipos de abuso no trabalho mais comuns.
É nesse momento que surgem as frases que citamos ou a exposição às situações narradas.
4. Assédio moral vertical ascendente
O assédio moral ascendente ocorre normalmente quando um funcionário de hierarquia inferior comete o assédio contra o seu superior.
Não é comum, mas é uma situação possível e que vez ou outra acontece. Quando o funcionário descobre uma informação sigilosa da empresa ou do seu próprio superior e começa a fazer chantagens em troca de benefícios, então estamos diante de uma situação de assédio moral vertical ascendente.
www.educamundo.com.br