“Nós da bancada de oposição queremos garantir que nenhum estudante ou trabalhador fique fora do sistema de ônibus, por falta de dinheiro. Apresentaremos uma emenda para garantir o passe livre para nossa juventude chegar na escola”, ressaltou Augusto.
Salvador enfrenta crescentes precarizações no sistema de transporte público, além da recente elevação da tarifa de ônibus para R$ 5,20. O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, que também é vereador da capital baiana, defende a implementação do passe livre, considerando o transporte como um direito essencial.
Ele crítica a falta de transparência nos gastos municipais com subsídios, e ressalta a necessidade de documentos claros sobre o custeio do sistema. Também aponta para o modelo de concessão da prefeitura, além de destacar a predominância da outorga onerosa e a priorização da arrecadação em detrimento da qualidade do serviço.
Como Ouvidor-Geral da Câmara, ele tem recebido diversas queixas das pessoas sobre a extinção de linhas em vários bairros e a ineficácia do BRT. Enquanto isso, rodoviários desligados da CSN até hoje não receberam verbas rescisórias e a categoria se mobiliza para garantir o cumprimento do acordo firmado com o setor patronal.
www.bancariosbahia.org.br