Mais de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada no país, conforme um estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil. Além disso, o exame revela que 100 milhões não têm coleta de esgoto, onde apenas 50% é tratado no Brasil.
No levantamento, divulgado nesta terça-feira (22) para celebrar o Dia Mundial da Água, foram considerados os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), referentes ao ano de 2020. Também foram avaliados os indicadores de saneamento das 100 maiores cidades do país, que concentram cerca de 40% da população brasileira.
De acordo com a presidente-executiva do Trata Brasil, Luana Pretto, o avanço da maioria dos indicadores é positiva, mas o ritmo é abaixo do esperado. “A tendência de melhora é baixa. Nós vemos um ganho de 0,9, 1,2 e 1,9 ponto percentual nos indicadores, o que ainda é muito pouco para a realidade que nós temos no país”, diz.
Essa situação é ainda mais grave quando comparações são feitas entre as 20 melhores com as 20 piores do país, segundo Pretto. “Existe uma discrepância muito grande. A população atendida com coleta de esgoto nas melhores é de 95,5%, enquanto que, nas piores, é de 31,8%”, destaca.
Para Pretto, as melhores cidades seguem melhorando e permanecendo no grupo das melhores, enquanto as piores permanecem estagnadas nas últimas posições.
www.brasilpopular.com/ foto: Reprodução/R7/