Diretores do Sinposba, Antonio Márcio Sousa, Daniel de Souza e Ivanildo Matos, constataram diversas irregularidades nos postos de combustíveis, durante trabalho de base nesta quinta e sexta-feira, 02 e 03 de fevereiro, no roteiro da Rodoviária de Salvador até o bairro de São Cristovão.
A maioria do postos não possui assentos na área de abastecimento previstos na NR 17; como é o caso do Posto Ponto Certo em Narandiba da Rede Menor Preço, bem como não fornece o fardamento adequadamente de tempos em tempos, obrigando os funcionários a usarem fardas velhas e rasgadas.
Os postos 1, 2 e 3 da Rede Kalilândia não possuem assentos para descanso na área de abastecimento, como previsto na NR 17. Os diretores apuraram que funcionários que saem de férias não recebem ajuda alimentação prevista em CCT, e que no período de redução salarial do governo federal, a empresa reduziu a ajuda alimentação pela metade, e ao trabalharem nos feriados ficam sem a compensação de folgas e sem a remuneração de 100 %. No Posto Paralela 2 a ilha de abastecimento de GNV tem quatro pontos de abastecimento e com apenas dois funcionários, gerando extrema sobrecarga.
Outra denúncia grave é que os funcionários são induzidos a se desfiliarem do Sindicato, caracterizando prática antissindical. Os diretores também apuraram que em um dos postos na loja de conveniência mini express, existem funcionários sem registro na CTPS e sem receber o adicional de periculosidade de 30%, sendo que o estabelecimento está dentro da área de risco prevista nas normas de segurança e saúde.
A Diretoria do Sindicato informa à categoria que qualquer denúncia deve ser feita ao Sindicato, e que o sigilo é mantido para segurança dos empregados. A entidade encaminhará todas as denúncias do relatório, elaborado pelos diretores, que realizaram a inspeção nos postos de combustíveis, à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE, para que seja realizada fiscalização do órgão do Ministério do Trabalho e Emprego, coibindo a falta de respeito à saúde e aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.