Carro pega fogo em posto de combustível de Salvador após explosão durante abastecimento de GNV
Moradores relataram que explosão foi tão forte, que algumas janelas de prédios vizinhos se quebraram. Equipes do Corpo de Bombeiros foram até o local e conseguiram controlar incêndio.
O presidente e o diretor do Sinposba, Antonio do Lago e Daniel Conceição, estiveram no posto e constataram que a situação deixou os trabalhadores e trabalhadoras bastante assustados, e que segundo o corpo de bombeiros o motorista do veículo e o frentista sofreram queimaduras e uma trabalhadora torceu o pé na hora de se proteger da explosão; Afirmam que a Diretoria do Sindicato se solidariza e dará apoio aos feridos e machucados no acidente. Lago lembra ainda, que foi um acidente, mas que “é obrigação do posto capacitar e qualificar os funcionários, conforme a NR 20 e garantir um meio ambiente de trabalho saudável.
Um carro pegou fogo em um posto de combustível do bairro do Stiep, em Salvador, na manhã desta quarta-feira (11), após explosão ocorrida enquanto era abastecido com gás natural veicular (GNV). Ao menos três pessoas tiveram ferimentos leves: um funcionário sofreu queimaduras e outra lesionou o pé, enquanto corria após a explosão, além de um cliente que também teria sofrido queimaduras.
De acordo com informações de um dos frentistas, a explosão ocorreu no cilindro do carro. O posto fica localizado perto do Parque dos Dinossauros.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram até o local e conseguiram controlar as chamas. Houve vazamento de GNV no local, mas que foi sanado momentos depois, após desligamento do registro.
Um funcionário do posto informou que uma das vítimas foi o colega de trabalho, identificado como Tadeu. Segundo ele, o homem sofreu queimaduras.
“Foi queimadura. No momento que ele abasteceu, acho que o cilindro explodiu no carro. Foi na hora do abastecimento”, explicou o frentista.
Ele sofreu ferimentos no braço e no rosto e foi atendido por uma equipe dos bombeiros, dentro da ambulância do Salvar.
Tadeu disse que trabalha há 11 anos como frentista e é a primeira explosão que presencia algo do tipo. Segundo ele, houve correria no local logo após o estrondo.
“Eu estava abastecendo e o carro explodiu. Eu estava na frente do carro. Queimei só o braço e a orelha. Agora estou bem, graças a Deus. Todo mundo saiu correndo”.
“Foi um susto terrível, mas estou melhor. Quando eu corri, torci meu pé. Só ouvi a primeira explosão e o teto da loja desceu. A gente saiu correndo e eu machuquei meu pé”, contou a mulher.
‘Nasci de novo’
Pessoas que estavam na fila aguardando para ser atendidas no posto de combustível também foram atingidas pelo fogo. Antônio Santos, que trabalha como motorista por aplicativo, esperava para abastecer o veículo, quando houve a explosão.
Ele conta que os frentistas tentaram ajudar quando o fogo teve início e disse que “nasceu de novo”.
“Eu estava esperando para abastecer atrás do carro que explodiu. O fogo veio para cima do meu carro, e ele está praticamente destruído. O carro da frente estava sendo abastecido quando escutei a explosão, e o fogo subindo para cima do meu carro e para cima do posto. Eu nasci de novo”, disse o motorista.
O dono do veículo que explodiu, identificado como Jairo Pimentel, também motorista por aplicativo, contou que a vistoria dos cilindros de 17 metros cúbicos, usados no veículo, estavam em dia, e que diariamente abastecia no posto antes de iniciar o serviço.
Ele contou que, com o impacto da explosão, foi arremessado para trás.
“Já estava acabando de abastecer o carro, estava esperando acabar de encher, e explodiu. Foi um impacto grande, fui jogado para trás e saí atordoado. Se eu tivesse dentro do carro, eu tinha morrido. Foi Deus. O carro está todo vistoriado, tudo em ordem. Abasteço todo dia nesse horário, e vou trabalhar”, contou.
Uma funcionária que trabalha na loja de conveniências disse que foi um milagre não haver vítimas graves.
“Foi às 6h07, as meninas estavam abrindo a loja. Eu estava acabando de me arrumar, para sair. Quando saí para vir para a loja, começou o estrondo, e aí saiu todo mundo correndo. Mas, graças a Deus, foi Deus quem nos livrou”, falou.
Moradores relatam prejuízos
Moradores da região relataram que a explosão foi tão forte, que janelas de imóveis próximos ao posto se quebraram. Um edifício que fica próximo ao posto, na 1ª Travessa Arnaldo Lopes da Silva, teve vidraças do salão de festas e da academia quebradas. Parte do teto de gesso do andar térreo também desabou.
O zelador do prédio chegou a dizer que algumas pessoas passaram mal por causa do susto. Uma moradora disse que ninguém chegou a ficar ferido, mas classificou as primeiras horas da manhã desta quarta-feira como “momentos de terror”.
Outra moradora do edifício, identificada como Patrícia, disse que mora no sétimo andar e ficou temerosa com a situação. De acordo com ela, nenhum veículo ficou danificado.
“A explosão foi tamanha. Parecia uma nuvem de fogo. Quando olhei de cima para baixo parecia um vulcão em erupção. Uma bola de fogo e parecia que iria pegar o prédio”, disse.
Explosão atinge escola vizinha
Uma escola de educação infantil, que atende cerca de 450 crianças, também foi atingida. Uma das salas teve a janela quebrada com a explosão no posto de combustível e a direção da unidade suspendeu as aulas no turno da manhã. Algumas crianças já chegavam ao local, mas ninguém ficou ferido.
“A gente logo se comunicou com as famílias, avisou o que tinha acontecido, e que iria, por precaução, suspender as aulas presenciais no turno matutino. Tanto para salvaguardar a vida da nossa equipe, como a dos alunos”, disse a diretora.
A decisão foi tomada principalmente porque chegou a haver um escapamento de gás no ambiente, o que poderia provocar novas explosões. Com isso, os alunos foram dispensados e as aulas ocorreram de maneira remota.
Risco de outras explosões
O Corpo de Bombeiros descartou a possibilidade de outras explosões acontecerem após o controle do incêndio. De acordo com o Tenente Jurandir, comandante da operação, embora haja risco constante, por se tratar de um ambiente com materiais fósseis inflamáveis, o ambiente foi estabilizado.
O oficial informou que equipes da Defesa Civil de Salvador (Codesal) irão avaliar a estrutura dos imóveis.
“Neste momento esta equipe que está aqui não vai fazer avaliação do alvará. há uma equipe que faz isso. Essa equipe é operacional que cuida de salvaguardar vidas, com as pessoas atingidas e a extinção do incêndio em si”, explicou.
Das três pessoas feridas, duas foram atendidas por equipes do Corpo de Bombeiros e outra, por agentes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e encaminhadas a hospitais da região. A perícia técnica irá investigar a causa da explosão.
www.g1.globo.com