Realizado em uma data histórica, o 5º Congresso Estadual da CTB-BA elegeu uma mulher para dirigir a Central para a gestão 2021/2025. O 5º Congresso foi realizado nos dias 02 e 03 de julho e contou com a participação de cerca de 600 delegados e delegadas de toda Bahia, debateram ao longo dos dois dias, os caminhos do sindicalismo classista em nosso país e os desafios dos trabalhadores e trabalhadoras na atual conjuntura político-econômica.
Os trabalhos foram iniciados com a apresentação da relatoria dos debates do congresso. Coube ao companheiro Emanuel Souza fazer a apresentação aos delegados e delegadas do trabalho efetuado pela Comissão de Sistematização. Todas as emendas apresentadas no grupo de discussão foram incluídas no documento final do 5 Congresso da CTB-BA.
Logo em seguida foi votada a Tese Estadual que foi aprovada pela ampla maioria dos delegados e delegadas presentes no congresso da CTB-BA. A nova diretoria e a delegação ao Congresso Nacional da CTB foram eleitos em seguida, encerrando o congresso num clima de bastante unidade. A presidenta da CTB-BA, Rosa de Souza, muito emocionada fez homenagens aos seus pais e avaliou positivamente o congresso:
“Eu agradeço a confiança das forças que compõem nossa direção estadual, nossa militância, aos homens e mulheres combativas da nossa CTB. Teremos pela frente muitos desafios. O desafio maior é o de reencantar nosso povo pela política, desafiar esse governo e derrotar esse projeto em curso no país comandado por essa extrema direita genocida para esperançar nosso povo, a classe trabalhadora para um novo país. Esse é o nosso sonho, um país desenvolvido, liberto das garras dessa extrema-direita. Quero lembrar a importância do pai, sempre combativo e minha adorada mãe, sempre guerreira nos momentos mais difíceis da nossa vida. Viva a CTB. Viva o 5º Congresso da CTB BA. ” – Afirmou a presidenta eleita, Rosa de Souza.
Para conhecer mais sobre nossa presidenta, a CTB-Bahia, traz uma ideia central. O objetivo é mostrar para os baianos essa mulher combativa, atuante e vitoriosa que, tem uma história brilhante no movimento sindical e terá um futuro cheiros de desafios e embates à frente da CTB-BA.
Conheça Rosa de Souza:
Filha do grande líder sindical Washington de Souza e Lourdes Maria, Rosa começou sua militância em defesa de uma sociedade mais justa ainda na adolescência. Foi líder estudantil na Escola Manoel Devoto, participando do movimento Fora Collor e da luta por meia passagem para os estudantes. Nascida na Roça da Sabina, Rosa participou também da luta por moradia digna e outras demandas da comunidade.
No movimento sindical, Rosa começou a luta no Petipreço, atual Bompreço, onde foi eleita para a CIPA por dois mandatos. Em 1999, ingressa no Sindicato dos Comerciários de Salvador, atuando no Departamento de Mulheres e na Comissão de Mobilização. Em consequência de sua atuação, foi perseguida e demitida pelo Bompreço em 2001, conquistando o direito à reintegração em 2006.
Em 2003, Rosa foi eleita secretária de Mulheres da CUT-Bahia. Em 2007, participa da fundação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Bahia – CTB-Bahia, atuando como secretária da Mulher. Atualmente, Rosa é presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Supermercados da Bahia e era vice-presidente da CTB-Bahia.
Rosa tem atuação destacada também no movimento de mulheres. É dirigente estadual e nacional da União Brasileira de Mulheres – UBM, além de integrar os conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Mulher, participando da organização das conferências Municipal, Estadual e Nacional de Política Públicas para as Mulheres.
Rosa de Souza, uma mulher com DNA e histórias de luta a serviço dos trabalhadores e das trabalhadoras da Bahia.