Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ sexta-feira, novembro 22, 2024
Notícias

Nota de Pesar – Haroldo Lima

725views

Foi com profundo pesar que a Diretoria do Sinposba recebeu a notícia do falecimento do dirigente histórico do PCdoB, ex deputado federal, diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), HAROLDO LIMA, 81 anos, que ocorreu na madrugada desta quarta-feira, 24 de março, em Salvador. Ele foi mais uma vítima do covid-19.

“Haroldo Lima  construiu uma rica e bonita trajetória de militância política. Iniciou a luta no movimento estudantil, quando cursava Engenharia Elétrica na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Participou ativamente das mobilizações contra a ditadura civil-militar (1964-1985), tendo integrado o grupo que fundou o movimento revolucionário Ação Popular (AP). Por conta da atuação política, foi perseguido, preso e torturado, viveu na clandestinidade e viu ser detida também a esposa, Solange Silvany, a primeira presa política da Bahia. Neste período, ingressa no Partido Comunista e contribui com a organização da Guerrilha do Araguaia.

Haroldo foi um sobrevivente do episódio que ficou conhecido como Chacina da Lapa, em 1976, que matou três dirigentes do Partido. Com a abertura política, no final da década de 1970, voltou à Bahia, mas foi novamente preso, no início da década de 1980, acusado de promover um “quebra-quebra” em Salvador, pela participação em movimentos memoráveis contra a carestia e por melhores condições de vida na capital baiana.” (Trechos da matéria no portal do PCdoB Bahia)

Tudo tem o seu tempo, tempo de nascer, crescer e viver para eternidade. Condolências à família e amigos neste momento de dor e saudades e que a certeza da ressurreição conforte nossos corações.  Descanse em paz !

Salvador, 24 de março de 2021

A Diretoria do Sinposba

Antonio do Lago

Presidente

Deixe uma resposta