Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia
/ sábado, setembro 21, 2024
Destaques

Denúncia – Em Malhada postos São Franciso e Santa Cruz praticam diversas irregularidades trabalhistas

398views

A Diretoria do Sinposba recebeu denúncia que dois postos, São Francisco e Santa Cruz, na cidade de Malhada,  Região do São Francisco,  praticam diversas irregularidades trabalhistas.

Não oferecem boas condições de trabalho nem respeitam os direitos dos trabalhadores, assegurados na Consolidação das leis do Trabalho – CLT, tão pouco os previstos na  Convenção Coletiva de Trabalho – CCT da categoria, que garante os direitos  dos trabalhadores e trabalhadoras em postos de combustíveis do estado.

Os trabalhadores estão sem carteira assinada, recebem Salário Mínimo, incompatível com o que prevê a CCT,  não recebem ajuda alimentação, não possuem carga horária fixa e nem definida, chegam a trabalhar 16 horas – das 14h de um dia às 6 da manhã do dia seguinte. Os trabalhadores fazem de tudo: vão ao banco, vigilância frentista, descarregam materiais nos postos e as duas empregam empregam pessoas de menor idade, o que é totalmente irregular.

Trabalho degradante

Segundo o presidente do Sinposba, Antonio do Lago, “as empresas proprietárias desses dois postos expõem os trabalhadores ao trabalho degradante, nesse sentido ó Sindicato fará denúncia, em caráter de urgência, aos órgãos fiscalizadores – Superintendência Regional do Trabalho e Emprego- SRTE e ao Ministério Público do Trabalho – MPT, bem como ajuizará ação na Justiça do Trabalho para garantir a dignidade dos trabalhadores e assegurados todos os seus direitos,” concluiu o presidente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta