Os curtas também mostram que meninos podem chorar e o ciclo de um relacionamento abusivo
O estúdio Mauricio de Sousa Produções, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), produziu vídeos da Turma da Mônica para conscientizar sobre a violência contra meninas e mulheres.
Os vídeos, que discutem a relação de homens e mulheres da infância até a fase adulta, buscam promover o debate de uma maneira delicada.
No primeiro vídeo, Mônica, Cebolinha, Cascão e Milena discutem que meninos e meninas podem brincar do que quiserem, meninos podem chorar e eles também podem ter responsabilidades, como limpar a casa e guardar os seus brinquedos.
Já no segundo vídeo, este da Turma da Mônica Jovem, Mônica e Cebolinha explicam os ciclos de um relacionamento abusivo, e como o machismo e a masculinidade tóxica prejudicam os homens.
Além dos vídeos da campanha, o PNUD promoverá um curso online sobre o enfrentamento da violência contra a mulher. Dividida em dois módulos, básico e avançado, a capacitação terá carga horária de 40 horas e abordará temas como a origem da violência contra as mulheres e políticas públicas com perspectiva interseccional. O curso será ministrado exclusivamente para as forças de segurança do Distrito Federal ainda no primeiro semestre de 2020.
www.observatorio3setor.org.br / Por: Isabela Alves
Veja os vídeos da Turma da Mônica abaixo: