Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia

Diretoria do Sinposba marca presença no II Seminário Nacional das Dirigentes Sindicais dos Empregados em Postos de Combustíveis

Publicado em: 08/03/16

As dirigentes do Sinposba, Ivanete e Lucineide, juntamente com o companheiro e também dirigente Adriano, participaram ativamente do II Seminário Nacional das Dirigentes Sindicais dos Empregados em Postos de Combustíveis, realizado em Brasília, nos dias 7 e 8 de março. Na oportunidade, os dirigentes apresentaram o trabalho do Sinposba no empoderamento da mulher na categoria, as dificuldades, os desafios, as conquistas e, sobretudo, o conhecimento.
Além de dar centralidade à questão da discriminação contra a mulher através da abordagem ao tema “Assédio Moral e Violência de Gênero”, o Seminário discute os avanços nas ações de proteção à saúde do trabalhador e da trabalhadora frentista, a participação feminina nos espaços de poder e a questão da autonomia de atuação das dirigentes sindicais.
Segundo Telma Cardia, Presidente do Sindicato dos Frentistas ( Sinpospetro) de Guarulhos-SP, a escolha do tema e a programação do evento buscam chamar a atenção para os altos índices das práticas dos diversos tipos de assédios e violência contra as mulheres e outras minorias, principalmente dentro do ambiente de trabalho. A sindicalista afirma que é dever do movimento sindical, vanguarda nas conquistas de direitos para a classe trabalhadora, dar o exemplo no desafio de fazer avançar a conscientização e as políticas públicas contra a perpetuação da violência e as desigualdades de gênero: “A violência é um desequilíbrio entre fortes e oprimidos. Não podemos nunca deixar de discutir e reivindicar ações em combate às suas mais variadas facetas, que afetam a saúde das pessoas e produzem injustiças sociais”, analisa. O Seminário produzirá um documento consolidado, cujas resoluções servirão de diretrizes às ações da categoria de todo o país.
O II Seminário Nacional das Dirigentes Sindicais dos Empregados em Postos de Combustíveis é organizado pelas Secretarias de Mulher das Federações Nacional e Estadual dos frentistas – Fenepospetro – Fepospetro, lideradas respectivamente por Telma Cardia, Presidente do Sindicato dos Frentistas ( Sinpospetro) de Guarulhos-SP, e Sueli Camargo, Presidente da entidade de Sorocaba-SP. Integram ainda o Comitê de Organização, Marli Ortega, presidente do Sinpospetro de Jundiai-SP e da Secretaria de Igualdade Social e de Gênero da Fepospetro, Aparecida Evaristo, vice-presidente do Sinpospetro do Rio de Janeiro e Renilda da Paixão, 1 º Secretária do Sinpospetro de Campinas-SP.
Vamos à luta, guerreiras!

Fonte: Ascom/Fenepospetro. Ascom/Sinposba

Compartilhe ->

Comentários

[ Faça o seu comentário ]   [ Envie Para um amigo ]

todos os campos são obrigatórios

todos os campos são obrigatórios

Filiado a:

FENEPOSPETRO

Av. Sete de Setembro n° 941, Conjunto 101 - Centro/Mercês
CEP: 40060 - 000, Salvador-BA

© Copyright 2009 - SINPOSBA